Restauro da Faculdade de Direito
[Crônica de 10 de novembro de 2009]
A Faculdade de Direito da USP é, junto com a de Olinda, a escola de direito mais antiga do país. Fundada por decisão do imperador, em 1827, ela está instalada, até hoje, no mesmo local, no Largo de São Francisco.
Não é mais o antigo prédio do convento desapropriado no século 19, mas é um prédio imponente, que na parte de dentro preservou o pátio e os arcos da antiga construção Franciscana.
O problema é que as coisas mudam e o ensino, ao longo dos últimos 60 anos mudou também. Nada de novo, dentro de um mundo que muda diariamente, numa velocidade impressionante.
Projetado para um determinado tipo de aula, com classes enormes, o prédio da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco necessita uma série de reformas importantes para manter a escola como a melhor faculdade de direito brasileira.
Estas reformas deveriam ser patrocinadas pela Universidade de São Paulo, da qual a Faculdade de Direito faz parte.
Só que na prática nem tudo que deveria ser consegue ser. E a Faculdade não é exceção. O resultado é que ela não recebe os recursos necessários para as reformas destinadas para modernizá-la e, ao mesmo, tempo manter a integridade do prédio onde está instalada.
Por conta disto, a Associação dos Antigos Alunos fez uma parceria com a direção da escola. A ideia é modernizar as instalações e assim melhorar a qualidade do ensino, sem retirar do prédio suas características mais marcantes.
Mas não é uma obra barata. Já tem muita gente contribuindo, mas se mais ex-alunos entrassem na parada, com certeza a tradicional Faculdade do Largo de São Francisco mudaria de cara mais rapidamente.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.