Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Juca de Oliveira na APL

[Crônica de 9 de dezembro de 2013]

No dia 28 de novembro passado o ator e autor de teatro Juca de Oliveira tomou posse como titular da cadeira número 8 da Academia Paulista de Letras.

Foi uma cerimônia comovente, especialmente pelo discurso do grande ator, relembrando seu pai e a sua reação ao saber que o filho queria fazer teatro em vez de ser advogado.

Juca de Oliveira é dos maiores nomes do teatro brasileiro. Ator consagrado, com sólida carreira nos palcos, no cinema e na televisão, ganhou os prêmios mais importantes como reconhecimento de seu trabalho e seu talento ao longo de décadas de profissão.

Depois de consagrado como ator, decidiu que era hora de virar autor. E começou a escrever peças, uma mais deliciosa do que ao outra, se tornando um dos autores de maior sucesso do teatro brasileiro. Quem não se lembra de “A Flor do meu Bem Querer”, “Meno Male”, ”Caixa 2”, para ficar apenas nas mais conhecidas?

Pois é, esse homem múltiplo, reconhecido como dos grandes da dramaturgia nacional, tem um lado maior ainda: Juca de Oliveira é sério, íntegro e bom caráter, o que faz dele dos nomes mais queridos numa atividade em que o querer bem nem sempre é regra.

Como costuma acontecer nas posses da Academia Paulista de Letras, a cerimônia foi em nosso teatro do Largo do Arouche e foi prestigiada por gente de peso, como o Governador do Estado, que é estatutariamente o Presidente de honra da Academia, pelo Secretário da Cultura do Estado e pelo Secretário de Energia, além de nomes reconhecidos entre os maiores da cena brasileira, como Karin Rodrigues, Jô Soares e Sérgio Mamberti, para não estender demais a lista.

Foi uma noite mágica, na qual eu tive o privilégio de saudar o novo acadêmico.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.