Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Teatro Baccarelli

Sabe o que Londres, Nova Iorque, São Paulo e a favela de Heliópolis têm e comum? Não, não é o fato de Heliópolis se situar numa grande cidade. É muito mais importante.

Todas têm salas de concertos de primeira grandeza, com instalações as mais modernas e som da mais alta qualidade. Como, uma favela não pode ter um espaço assim?

Não podia, porque, agora, Heliópolis tem o Teatro Baccarelli, um espaço construído para a música de qualidade, clássica e popular. O recém-inaugurado Teatro Baccarelli é uma conquista importante de uma comunidade que há vários anos investe na música como forma de impedir que seus jovens caiam nas mãos do crime organizado.

Consequência direta da abnegação e visão social do Maestro Baccarelli, que tinha na música sua profissão e seu amor, auxiliado por empresários como Antonio Ermírio de Moraes e professores como José Pastore, a favela de Heliópolis ao longo de muitos anos foi o palco da consolidação de uma orquestra composta por jovens da comunidade.

Atualmente a orquestra de Heliópolis viaja pelo mundo, abrindo para seus integrantes as maravilhas das mais diferentes nações, onde eles se apresentam sem dever nada a ninguém e são efusivamente aplaudidos.

O trabalho árduo, mas persistente, rende frutos maravilhosos e jovens formados no Instituto Baccarelli hoje tocam em várias orquestras de renome internacional.

Faltava uma sala de espetáculos para chamar de sua. O Teatro Baccarelli, inaugurado recentemente, veio preencher a lacuna. E não é um teatro improvisado num fundo de salão ou numa velha fábrica abandonada.

O Teatro Baccarelli, a nova casa da Orquestra de Heliópolis, está entre as salas de concertos mais modernas e já é um sucesso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.