Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Calma, agora é carnaval

Enquanto o mundo vai e volta feito biruta de aeroporto, e a democracia sofre ataques inusitados em todas as partes, começando pelos Estados Unidos, onde seu presidente faz e desfaz com a mesma tranquilidade de Hitler tomando o poder, aqui não é tão diferente, mas tem um ponto que nos coloca fora da curva, agora é carnaval.

A Alemanha também tem carnaval e a Itália, mas são festas diferentes da nossa. No Brasil, o carnaval vale mais que dia santo. Santo é o carnaval, o resto é quase santo, perto da importância que a nação dá aos 4 dias do reinado de Momo, que, dependendo do Estado, é muito mais comprido. É só olhar a Bahia para entender o que isso quer dizer. Lá a festa vai de outubro ao fim de março e ai de quem tentar mexer nas datas.

Governo, oposição, grupos de todos os matizes, cores, raças, sexo e religião se unem para combater a heresia. Carnaval é festa do povo, dura mais de 4 dias e ninguém vai mudar isso. Nem por bem, nem por mal.

No carnaval os inimigos se reconciliam – é verdade que na política não é bem assim, como dizia Tancredo Neves, em política só bobo briga.

Mas os demais, estes, não tem jeito, se reconciliam, ainda que sair fantasiado esteja cada dia mais difícil porque as redes sociais não perdoam, cancelam, lacram e fim de papo.

A festa é do povo. E o povo sabe o que quer, ainda que ninguém pergunte, dizem que o povo sabe o que quer, e nesses dias, é música alta, cerveja gelada, pouca roupa para enfrentar o calor e caninha na cabeça para deixar mais desinibida a exibição.

Pode mais quem pula mais, quem canta mais, quem se solta mais. O resto é bobagem. Político com estrada sabe disso e aproveita para pegar carona. No carnaval os poderes da república não trabalham, tem no máximo plantão. Graças a Deus nesses dias eles não trabalham. O estrago é menor.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.