Mudanças climáticas
Se você tem o direito de acordar certos dias de mal com o mundo, por que a natureza também não teria? Pois é, ela tem e acorda e quando isso acontece é complicado, ou pode ficar complicado, depende de onde você está e quais as chances de você ser alcançado pelo mau humor natural.
Às vezes esse mau humor dura muito mais tempo do que o seu. Pode se estender por meses e até anos, que o diga era glacial que cobria o planeta 10 mil anos atrás.
Esse ano a hipótese do “El Niño” já se provou verdadeira. Ele está aí e de acordo com os especialistas deve ganhar tração nos próximos meses. Qual será o fim dessa história ninguém sabe, mas não será agradável para as populações dos países atingidos.
Eu não sei se os incêndios que comem solto pelos 4 cantos do mundo já são consequência do fenômeno, mas as altas temperaturas, inéditas na maioria dos lugares onde ela passa os 40 graus, são um indicador que deve ser levado em conta.
Por aqui a vaca vai para o brejo cada dia com mais intensidade. O mais triste do quadro é que o começo é sempre no sul, impactando o Rio Grande com a violência das tempestades, do granizo e dos ventos de todos os tipos que varrem o Estado, para depois, subirem para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Se bem que os estragos nestes Estados em princípio sejam menores, não quer dizer que não possam ser devastadores, ou apavorantes. As ventanias correndo soltas assustam e causam danos de todos os tipos, de naufrágio de embarcações, a destruição de imóveis, passando por enxurradas arrastando carros.
Pode mais quem chora menos, e quem chora menos é a natureza. Nesta toada, até o fim do ano vamos sofrer muito nas mãos dela.
___
Siga meu podcast no Spotify para ouvir as Crônicas da Cidade diariamente:
https://bit.ly/spotify_cronicasdacidade