Mudança de estação
Será que o frio foi embora? Estamos na antecâmara da primavera, mas, em época de furacão Dorian, incêndios no Ártico e queimadas pelo mundo todo, fica a pergunta: será que o frio foi embora?
A época não seria mais dele, ao contrário, seria de dias lindos, azuis e floridos, como se espera que sejam os dias de primavera.
Mas o mundo está louco. Não são apenas os seres humanos que perderam o juízo, a natureza dá diariamente provas de que está meio fora de giro.
Leia também: É assim porque é assim
Se os Estados Unidos têm Trump, também têm os incêndios na Califórnia e furacões cada vez mais poderosos.
Se nós temos o destempero verbal do Presidente e a competência operacional do Ministro da Economia, vamos na contramão do mundo, vistos como os bandidos da vez, ainda que estando longe de seremos algo parecido. E a natureza brinca de secar aqui e molhar ali com a indiferença de quem está pouco se lixando para o que nós achamos.
Manda quem pode, obedece quem tem juízo. O último grande ídolo nacional, o mito do Bolsa Família, o mito da riqueza dos pobres, enriqueceu seus amigos, empobreceu os mais pobres e acabou preso em Curitiba.
Leia também: O centro do mundo é o umbigo
Nem tudo que parece é, da mesma forma que nem tudo que não parece não é.
A Grã-Bretanha vai de mal a pior, a Alemanha está na boca de uma recessão, a Itália é a Itália – não tem explicação e a Espanha não consegue colocar em pé um governo de coalisão.
Aqui tem gente chorando e gente rindo, mas, entre secos e molhados, a situação ainda está muito difícil para milhões de pessoas.
Dizem que a salvação virá do céu. Pode ser. Eu só espero que não seja um meteoro capaz de acabar com tudo outra vez.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.