Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É assim porque é assim

Vamos que vamos. Nas estradas da vida, cada curva pode esconder uma surpresa. Depois de cada ponte tem outro rio. E no horizonte normalmente tem montanhas. Depois delas, tem outras montanhas, de onde descem outros rios, que se espalham pelas campinas e correm mansos, até descerem as encostas e caírem em cachoeiras, seguindo pelas pedras em corredeiras mais ou menos rápidas.

É assim porque é assim. Ninguém muda o disco da vida, nem atropela o ritmo do tempo. Cada um tem sua vez e sua hora, já sabia Augusto Matraga, de verdade Nho Augusto Esteves, que morreu matando Seu Joãozinho Bem-Bem, num duelo de bala e faca, a única forma de um grande chefe guerreiro morrer.

Mas nem todo mundo é Augusto Matraga ou Seu Joãozinho Bem- Bem. Quem não é não é melhor nem pior, é diferente, como acontece com todo mundo, porque não tem ninguém igual a outro alguém. Cada um é único e só ele sabe de si.

Por que a vida pega mais ou menos pesado? Não sei. É assim e não tem como mudar. Tem quem diga que é carma de outra vida, obrigação de pagar maldades passadas ou receber a recompensa por muita bondade.

Há quem diga que não é nada disso, que é tudo aleatório, como a formiga que escolhemos para pisar na longa fila da correição.

Eu acredito que há um sentido cósmico e que nós somos parte dele, mas o segredo não nos é revelado porque somos pequenos demais para entender os desígnios de Deus.

Há muito mais do que imaginamos e nem imagina nossa vã filosofia. Cinco, seis, sete, 22 dimensões? Não sei. Não me compete saber. Não vim armado com as sensibilidades necessárias, nem com as habilidades para entender além dos meus sentidos. Por isso, é assim porque é assim.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.