Os sabiás acordam cedo
Ninguém leva mais a sério do que os sabiás a máxima que diz que “Deus ajuda quem cedo madruga”.
Muita gente, até com certa razão, acha que quem cedo madruga só acorda cedo e fica com sono o resto do dia.
Mas os sabiás, não. Para eles acordar cedo é mais do que a realização pessoal ou o sucesso, é cumprir sua missão em cima da terra. Perpetuar a espécie, acasalando com uma linda sabiá fêmea, enfeitiçada pelo canto do macho.
O resultado é que a cantoria na madrugada já começou. Quem acorda cedo, mal abre os olhos, já escuta os sabiás piando próximos da janela.
E cedo quer dizer cedo, mesmo. Não estou falando de sabiá piar às 5 ou 6 da manhã. Os que começam nessa hora têm poucas chances de encontrar a fêmea dos seus sonhos. Seus parentes começam muito antes. Então os dorminhocos levam uma imensa desvantagem.
Mas cada um sabe de si. Não é da minha conta, nem quero entender por que as coisas funcionam assim. Só sei que às 3 da manhã já tem um sabiá piando, atrás da fêmea, o grande prêmio, que vai pagar todos os preços, entre eles acordar mais cedo para chegar na frente.
O negócio é transar. Acasalar, fazer filhotes, que virão ao mundo dentro de ovos delicadamente depositados em ninhos nas pitangueiras, jabuticabeiras, mangueiras e outras árvores plantadas no pedaço.
Não sei se sempre foi assim. Se os sabiás sempre piaram desde as 3 da manhã. Antes eu dormia mais e mais fundo. Agora, sei lá se por causa da idade, às vezes acordo às 3 da manhã e ouço a piação brava das aves atrás de sua felicidade. Diz o ditado que “chora menos quem pode mais”. Para os sabiás, acordar cedo pode ser tudo de bom.