Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os sabiás acordam cedo

Ninguém leva mais a sério do que os sabiás a máxima que diz que “Deus ajuda quem cedo madruga”.

Muita gente, até com certa razão, acha que quem cedo madruga só acorda cedo e fica com sono o resto do dia.

Mas os sabiás, não. Para eles acordar cedo é mais do que a realização pessoal ou o sucesso, é cumprir sua missão em cima da terra. Perpetuar a espécie, acasalando com uma linda sabiá fêmea, enfeitiçada pelo canto do macho.

O resultado é que a cantoria na madrugada já começou. Quem acorda cedo, mal abre os olhos, já escuta os sabiás piando próximos da janela.

E cedo quer dizer cedo, mesmo. Não estou falando de sabiá piar às 5 ou 6 da manhã. Os que começam nessa hora têm poucas chances de encontrar a fêmea dos seus sonhos. Seus parentes começam muito antes. Então os dorminhocos levam uma imensa desvantagem.

Mas cada um sabe de si. Não é da minha conta, nem quero entender por que as coisas funcionam assim. Só sei que às 3 da manhã já tem um sabiá piando, atrás da fêmea, o grande prêmio, que vai pagar todos os preços, entre eles acordar mais cedo para chegar na frente.

O negócio é transar. Acasalar, fazer filhotes, que virão ao mundo dentro de ovos delicadamente depositados em ninhos nas pitangueiras, jabuticabeiras, mangueiras e outras árvores plantadas no pedaço.

Não sei se sempre foi assim. Se os sabiás sempre piaram desde as 3 da manhã. Antes eu dormia mais e mais fundo. Agora, sei lá se por causa da idade, às vezes acordo às 3 da manhã e ouço a piação brava das aves atrás de sua felicidade. Diz o ditado que “chora menos quem pode mais”. Para os sabiás, acordar cedo pode ser tudo de bom.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.