Algumas curiosidades de São Paulo
Fatos inusitados que caracterizam o município mais populoso do Brasil
A cidade das realizações e das desilusões carrega histórias inusitadas, de muitas pessoas que aqui fizeram as suas vidas. São Paulo é de longe o município que tem a maior população do país. São mais de 12,3 milhões de habitantes, praticamente o dobro do 2º colocado, o Rio de Janeiro, o que a faz também a 14ª maior cidade do mundo. Ao longo de seus 1,5 mil quilômetros quadrados, residências, prédios residenciais e comerciais, praças e parques, lojas comerciais, shopping centers e muito mais compõe o cenário da cidade.
Nessa longa história, alguns fatos marcaram a cidade. Um deles foi a mudança, por pouco tempo, do nome da Avenida Paulista. Isso aconteceu em 1927, após a morte de Carlos de Campos, então governador de São Paulo, que ganhou o nome da famosa avenida. Insatisfeitos, os paulistanos reivindicaram e, em 1930, ela voltou a receber o seu nome original.
Já na região de Parelheiros existe a Cratera de Colônia, formada por um meteorito que lá caiu entre 5 e 36 milhões de anos atrás. Com 3,6 quilômetros de diâmetro e 300 metros de profundidade, hoje milhares de pessoas vivem nessa região que pertence ao bairro de Vargem Grande. Ela é uma das duas únicas crateras habitadas no mundo. A segunda está localizada em Ries, na Baviera, Alemanha.
Outro fato curioso de São Paulo foi a eleição, no ano de 1959, de um rinoceronte chamado de Cacareco, para ocupar o cargo de vereador. Insatisfeitos com os candidatos da época, Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos, o que só foi possível pela eleição ainda ser feita de forma manual, com papel e envelope. Claro que ele nunca assumiu o cargo.
Em termos de mobilidade, em 1987 foram colocados em circulação 11 ônibus vermelhos de dois andares com capacidade de 112 passageiros, a novidade, bastante popular em Londres, não surtiu o mesmo efeito por aqui e logo a frota foi retirada de circulação. Já a primeira viagem de metrô da cidade data de 1972, entre as estações Jabaquara e Saúde.
E para quem nem imaginava, é verdade que há mais de 100 anos havia uma arena de touradas na Praça da República. Assim é São Paulo, uma cidade complexa que não para de crescer, que se modifica e se adapta aos novos tempos. Ainda com uma série de desafios a serem superados para melhorar as condições de vida de seus moradoras e para quem por aqui passa.
Você conhece algo inusitado em São Paulo? Compartilhe:
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.