Porque a lua brilha mais
Tem épocas em que a lua cheia brilha mais. Seu halo cresce e cria uma visão única, deslumbrante e romântica, capaz de trazer um pouco do que sobrou da poesia do mundo de volta pra terra.
Eu sei que é difícil comparar o brilho da lua cheia deste mês com o brilho da lua há dois anos atrás. Não tem como uma pessoa comum manter a discussão de qual a mais brilhante, inclusive porque o
tempo tem o dom de enfraquecer a realidade, deixando mais forte o brilho daquela lua que foi importante pra nós, numa noite, muito tempo atrás.
Os especialistas, astrônomos, astrofísicos e meteorologistas, dizem que têm explicações científicas para fenômeno, que tudo não passa da distância entre a terra e a lua, da camada de ozônio, das
explosões do sol e mais trinta ou quarenta teorias, que falam muito, mas não explicam nada.
Os cartomantes e os astrólogos também não sabem o que dizem, quando preveem eventos extraordinários porque o halo da lua está mais brilhante.
E ninguém sabe porque a verdade é completamente diferente e muito simples. A verdade corre por outro rio, tão cósmico quanto o halo da lua, que não tem nada com explicações científicas, nem com o passado dos astros, nem com os buracos negros que ameaçam o equilíbrio do universo.
A lua, de tempos em tempos fica mais brilhante porque é o jeito do meu amor chamar tua atenção, dele contar pra tua alma como é grande como o cosmos e infinito como o tempo imaginário que permeia cada vida, não só ao longo dela, mas antes e depois.
Como a luz das estrelas que se apagaram há milhões de anos continua cruzando o céu, porque o destino delas é iluminar o céu, a lua brilha mais forte porque meu amor também é mais forte e como um imã ele faz a lua brilhar pra você.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.