Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Porque a lua brilha mais

Tem épocas em que a lua cheia brilha mais. Seu halo cresce e cria uma visão única, deslumbrante e romântica, capaz de trazer um pouco do que sobrou da poesia do mundo de volta pra terra.

Eu sei que é difícil comparar o brilho da lua cheia deste mês com o brilho da lua há dois anos atrás. Não tem como uma pessoa comum manter a discussão de qual a mais brilhante, inclusive porque o
tempo tem o dom de enfraquecer a realidade, deixando mais forte o brilho daquela lua que foi importante pra nós, numa noite, muito tempo atrás.

Os especialistas, astrônomos, astrofísicos e meteorologistas, dizem que têm explicações científicas para fenômeno, que tudo não passa da distância entre a terra e a lua, da camada de ozônio, das
explosões do sol e mais trinta ou quarenta teorias, que falam muito, mas não explicam nada.

Os cartomantes e os astrólogos também não sabem o que dizem, quando preveem eventos extraordinários porque o halo da lua está mais brilhante.

E ninguém sabe porque a verdade é completamente diferente e muito simples. A verdade corre por outro rio, tão cósmico quanto o halo da lua, que não tem nada com explicações científicas, nem com o passado dos astros, nem com os buracos negros que ameaçam o equilíbrio do universo.

A lua, de tempos em tempos fica mais brilhante porque é o jeito do meu amor chamar tua atenção, dele contar pra tua alma como é grande como o cosmos e infinito como o tempo imaginário que permeia cada vida, não só ao longo dela, mas antes e depois.

Como a luz das estrelas que se apagaram há milhões de anos continua cruzando o céu, porque o destino delas é iluminar o céu, a lua brilha mais forte porque meu amor também é mais forte e como um imã ele faz a lua brilhar pra você.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.