Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Remunerações vergonhosas

Uma bela manhã você acorda sabendo que os ministros do Supremo Tribunal Federal vão ter seus salários reajustados em mais de 16%.

Aí você pensa: mas a inflação não está em 4%? Parado no trânsito, continua pensando e lembra que 13 milhões de brasileiros estão desempregados.

E vai mais longe, lembra que a conta é manca porque o IBGE não inclui entre os desempregados os que não estão procurando emprego.

A conclusão é lógica: o aumento dado aos ministros do Supremo é uma vergonha, uma aberração em absoluto descompasso com a nação.

Mas o drama é muito pior e já está em execução. O Congresso, que foi quem votou o aumento, já iniciou os estudos para ainda este ano estender o benefício aos deputados e senadores.

Será que alguém imagina que os estudos mostrarão que o aumento não é viável? E que, na sequência, não será estendido a todo o funcionalismo público, em todas as esferas, instâncias e poderes?

A festa é farta. Jânio Quadros diria que é a festa do Lalalu. Explicando a festa, ele fazia uma exposição muito interessante sobre quem entra com o quê.

O que apavora mais ainda é que o IBGE acaba de publicar os números sobre a situação socioeconômica nacional e eles estão longe de serem bonitos ou de confirmar a afirmação de Lula de que o PT tirou o brasileiro da miséria e criou uma nova classe média.

De acordo com o IBGE, 54 milhões de brasileiros vivem na pobreza e outros 15 milhões vivem na miséria.
São números apavorantes, que levam à pergunta óbvia: será que nossas autoridades não têm vergonha na cara?

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.