Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Começo do ano é igual ao resto do ano

Tem quem imagine que porque é começo de ano as coisas mudam, tudo fica azul ou cor de rosa. Não é bem assim. No começo do ano a vida é igual ao resto do ano, com suas alegrias e suas aporrinhações, que não perdem o ritmo, nem deixam de cobrar seu preço, até quando não queremos pagar.

Tanto faz, a vida pouco se lixa se você quer ou não quer pagar para ter um ou dois minutos de felicidade, ou um ou dois momentos de aporrinhação.

A vida segue seu curso na toada da vida e tanto faz o que achamos ou não achamos. Um momento pode ser maravilhoso para uma pessoa e um desastre para outra.

Tem vezes que a chuva cai e arruma a vida da pessoa, mas a mesma chuva cai e destrói o que o outro tinha.

É assim porque é assim. É por isso que nenhum momento é igual para todo mundo. O São Paulo ser campeão não é a mesma coisa que o Palmeiras ser campeão, até porque o São Paulo é campeão do mundo e o Palmeiras é campeão brasileiro.

A regra vale para tudo. Nem tudo que te faz feliz faz o próximo feliz. E as diferenças podem ser sutis. Um mero detalhe entre um momento e outro ou uma situação e outra é suficiente para fazer cada um ser um, diferente do outro. Com tudo de bom que um ou outro pode ter.

Quando menos se espera, a notícia boa chega. Ganhou na loteria, pescou o recorde dos tucunarés, almoçou gostoso com os amigos, etc.

Mas pode ser o contrário. Sem aviso, chega uma doença na família, não ganhou na loteria, a chuva destruiu a lavoura.

A vida é feita de momentos bons, não tão bons e ruins. Cada um tem sua hora e sua vez, cada um chega quando tem que chegar e aí não adianta se esconder. A vida pega e bate. A arte é saber apanhar.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.