Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um DVD importante

Meu amigo José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, acaba de me enviar um DVD sobre os 190 anos da Fundação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde eu me formei em 1976.

Fundada em 1827, juntamente com a Faculdade de Direito de Olinda, ela é a prova do preparo de D. Pedro I e sua capacidade de ação. Ao contrário do boa-vida interessado apenas no bem bom da vida, o imperador, de verdade, inventou um país chamado Brasil e fez dele realidade, através de competentes medidas diplomáticas, militares e administrativas, que deram forma à nova nação, arrancada do império português em 1822.

A criação dos cursos jurídicos em São Paulo e Olinda não foi obra do acaso. Levou em conta as necessidades geopolíticas nacionais, colocando as duas escolas em pontos estratégicos para facilitar o acesso dos moradores de outras áreas do imenso território brasileiro, além de desenvolver duas áreas urbanas então acanhadas, mas fundamentais para a argamassa de solidificação do país.

A função das duas faculdades era formar as elites necessárias para a viabilização do Brasil.

Seus bancos deveriam preparar os políticos, funcionários públicos e empresários que dariam sustentabilidade ao país.

Ao longo de seus 190 anos, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco vem cumprindo sua missão, tendo formado vários presidentes da república, governadores, senadores, deputados e prefeitos. Além disso, passaram por seus bancos alguns dos maiores nomes das letras, do direito, e do empresariado brasileiro.

Instalada quando São Paulo era uma vila, a Faculdade de Direito da USP teve importante papel no surgimento da metrópole atual, direto e indireto. Que estes 190 anos sejam os primeiros de muitos outros que virão.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.