Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As chuvas estão mudando

As chuvas estão mudando de padrão. E não é no Brasil, é no mundo. O que valia até poucos anos não vale mais. Não serve de parâmetro, confunde os especialistas.

Áreas tradicionalmente chuvosas enfrentam secas devastadoras e regiões famosas pelas secas estão ficando debaixo d’água. Além disso, deu de chover fora de época, se é que se pode falar isso. Afinal, as chuvas caem quando querem, ou seja, quando o cenário climático lhes for favorável.

E aí tanto faz se antes era de outro jeito, se as tempestades caiam nos meses de verão. Não caem mais e não tem nada de errado. Nós é que temos que aceitar que o caos é apenas uma ordem que não nos convém. E que a mudança do ciclo das chuvas decidiu transformar a frase em verdade. Agora temos uma nova ordem, onde caótico é o que acontecia antes, mas não acontece mais.

Ou até acontece, mas sem a certeza se vai repetir, se vai manter a trajetória ou se vai mudar tudo, começando pela quantidade de chuva e acabando no momento em que ela cai.

Pode ser que sim, pode ser que não. Está cada vez mais difícil prever o comportamento do tempo e isso complica as ações que poderiam melhorar o quadro.

O fato é que regiões que não inundavam estão inundando e áreas onde a estiagem comia solta estão tendo regime de chuvas regulares e em quantidades civilizadas.

Você pode se interessar:

Dizem os especialistas que o clima ficará cada vez mais hospital. É uma declaração parcial. Os moradores da Groenlândia estão muito felizes com o aquecimento global. Já na Califórnia é o oposto. Como vai ficar por aqui? As mudanças estão aí. Ou prestamos atenção e tomamos providências ou as tragédias mudarão de intensidade e frequência.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.