Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O planeta vai muito bem

Não se preocupe, o planeta vai muito bem. Apenas está em fase de mudança, como já aconteceu milhares de vezes em sua longa história de bilhões de anos. A Terra evolui. Como todo o universo, não é um corpo parado, inerte, esperando a vontade homem. Ao contrário, a Terra gira, faz curva, corre, esfria, esquenta, muda de lado e vai frente, no ritmo dos planetas saudáveis girando em volta de seu sol.

A Terra não está ameaçada de nada. Quem está emeaçado somos nós. Não é a primeira vez, nem será a última que isso acontece. Lembre-se dos dinossauros, dos mamutes, dos tigres de dente de sabre, do homem de Cro-magnon.

Eram todos poderosos, donos do pedaço, indestrutíveis e estão mortos. Nada que não tenha acontecido também com os deuses. Quem se lembra de Zeus, Amon, Íris, Hera, Febo, Baal, Tupã e tantas outras divindades que morreram como o deus Pã, mortos por outro deus?

Se até os deuses e os dinossauros morrem, por que o ser humano não morreria? Morre. A ameaça é esta. Nós podemos estar cavando nosso fim. Ajudando o processo, apressando a ordem natural das coisas, mas não estamos ameaçando a Terra. Estamos prejudicando a nós mesmos e a quem vive em volta e não tem nada com isso, mas vai pagar o preço.

Poluição, aquecimento global, envenenamento da atmosfera, efeito estufa, são problemas gravíssimos para nós, humanos. Eles não têm o poder de afetar o planeta. Podem durar um pouco mais, um pouco menos, mas, na escala dos milhões de anos em que o planeta deve ser analisado, não são nada, desaparecem sem deixar vestígio, como a nuvem de poeira levantada pelos asteroides que bateram na Terra.

Quem está ameaçado somos nós. Quem pode desaparecer sem deixar saudades somos nós. Pense nisso e comece a fazer sua parte.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.