Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Fuja dos carros com placas de BH

Eu não sei qual é a mágica, mas que tem algo de podre nas ruas de São Paulo, tem.

Não haveria uma invasão de carros com placa de Belo Horizonte se não houvesse alguma vantagem em se ter placa de Belo Horizonte.

São Paulo foi tomada de assalto por milhares e milhares de carros com placas de Belo Horizonte. Com certeza, milhares e milhares de mineiros não decidiram abandonar a Capital de seu Estado para se mudar para São Paulo apenas porque o Estádio do Pacaembu fica aqui.

Há mais por trás das placas mineiras do que concebe nossa vã filosofia. No passado tivemos um surto de placas de Curitiba. Se não me engano, à época, a razão foi que as placas de Curitiba não eram multadas nos dias de rodízio, além do que o IPVA era mais baixo.

Não tenho a menor ideia do que está por trás da invasão mineira, mas que tem que ter alguma vantagem, tem. É óbvio! Mas isso não é problema meu, é problema das autoridades que estão perdendo dinheiro, deixando de arrecadar impostos.

O meu ponto é mais embaixo. Fuja desesperadamente quando você se vir atrás de um carro com placa de Belo Horizonte. E fuja mais desesperadamente ainda se você se vir na frente de um destes carros.

Não me pergunte o porquê, o fato empiricamente comprovável é que a maioria dos carros com placas de Belo Horizonte que circulam por São Paulo é uma ameaça ao trânsito. Não porque corram ou coloquem a vida do próximo em jogo, mas porque dirigem mal, vão abaixo da velocidade, permitida, trafegam ocupando duas faixas, guiam devagar para acelerar quando o semáforo fica amarelo e por aí vão, piorando o que já é ruim pela própria natureza. É tanta incompetência que eu me pergunto se, por trás, não há alguma ação da CET para piorar o que já é péssimo.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.