Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O mel do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal é uma cidade simpática, encravada na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Pouca gente sabe, mas foi dos poucos lugares, junto com Araraquara, que ofereceu resistência armada à Proclamação da República.

O Barão de Motta Paes, avô de meu tio-avô Carolino de Motta e Silva, não aceitou a República e armou a resistência em Pinhal.

A situação só foi contornada quando recebeu uma carta de próprio punho do Imperador exilado.

O pedido de D. Pedro II para que o barão acabasse a resistência evitou um banho de sangue, no qual não há nenhuma certeza de que o exército republicano seria o vencedor.

Leia também: D. Pedro I

A Câmara Municipal está resgatando esta e outras histórias, num trabalho maravilhoso, mas raramente realizado pelos municípios brasileiros.

Famoso pelo café de alta qualidade, Espírito Santo do Pinhal, desde a segunda metade do século 19, se destaca entre os produtores mais renomados, tradição que segue em frente no café da Fazenda Nova Cintra, eleito no ano passado o melhor café do Estado de São Paulo.

Nos últimos anos, Pinhal vem inovando e começando novos negócios, aproveitando as encostas de seus morros e o clima privilegiado para o desenvolvimento de uma série de culturas originárias da Europa.

É assim que lá, numa fazenda de conto de fadas, o Paulo e a Ângela produzem um dos melhores vinhos do Brasil, vencedor de prêmios importantes, inclusive na França.

E tem gente produzindo azeite da melhor qualidade em várias propriedades da região. Para não falar na cachaça de alambique mais do que perfeitamente bebível.

Mas Pinhal continua inovando. Eu adoro mel e nossa amiga Ana está produzindo na fazenda de sua família um mel de enfeitiçar os anjos!

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.