Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

De carona na Clotilde

Clotilde é uma simpática cadelinha boxer de 4 anos de idade. Minha companheira de caminhadas, ela é a verdadeira dona do jardim de casa.

Caçadora eficiente, às vezes a Clotilde pega um sabiá no voo, quando a ave sai voando baixo de dentro da garagem, onde entra para comer a ração da Clotilde e se banhar na sua tigela de água. Ela já pegou inclusive pombas, mas estas são mais raras.

Leia também:  A culpa não é do cachorro

Dizem que sou o dono da Clotilde, mas eu tenho sérias dúvidas. Minhas filhas se acham mais donas do que eu e meus netos não param nem para entrar na discussão, eles têm certeza que os donos são eles. Donos não, irmãos.

Além disso, sou eu que a sirvo e atendo suas necessidades, desde colocar ração e trocar a água de sua tigela, até dar banho, coisa que ela adora. Não me parece que isso seja ser dono.

Leia também: O tapete inesperado

A Clotilde faz parte da família e, como ela, existem milhões de outros cães que são parte de centenas de milhares de famílias espalhadas Brasil a fora, como o Gustavo, um raro caçador de lobos da Baviera, além de milhares de gatos e outros animais mais exóticos que dividem o espaço com as pessoas.

É por isso que eu fico revoltado quando vejo a quantidade de animais abandonados pela cidade. Se existem bichos que nascem nas ruas, sem dono ou saber o que é uma casa, existem também os que são abandonados porque as pessoas enjoam. Isso mesmo! Depois de um tempo, enjoam do animal de estimação e se desfazem dele, soltando numa rua ou praça longe de casa, ou na Cidade Universitária, ou até na Santa Casa, que é um hospital e, portanto, lugar impróprio para se abandonar gatos. É duro ver os animais abandonados, mas é mais duro ainda saber que as pessoas também abandonam seus parentes.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.