Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dedão nos óculos

Eu sei que sou estabanado. Sempre fui, então não tem nada de novo debaixo do sol. Eu uso óculos e tenho a imensa capacidade de colocar o dedo na lente pelo menos uma vez por dia.

Normalmente percebo o estrago no ato, mas tem vezes que, por uma razão ou outra, acabo não percebendo e aí leva um tempo até eu entender porque não estou enxergando bem.

É tirar os óculos e lá está a prova irrefutável da minha falta de atenção, estabanamento, falta de jeito ou seja lá o que for, que me leva a colocar o dedo na lente.

Leia também: Não tem nem pedido de desculpas

Tem um amigo que garante que é um problema psiquiátrico. Que como não tenho coragem de me enfrentar, meto o dedo na lente dos óculos para me punir.

Pode ser, tudo pode ser, inclusive porque há muito mais fantasmas entre o mundo e meu olho do que consigo ver através das lentes de meus óculos.

Mas a questão é mais complexa. Será que sou só eu ou todos os que usam óculos, de um jeito ou de outro, metem o dedão na lente e o fazem com muito mais regularidade do que dizem?

Leia também: Respeito pela língua

Honestamente, quantas vezes por dia você mete o dedo na lente dos seus óculos?

Pode ser que tenha quem nunca o fez, mas aí cabem os versos do grande Fernando Pessoa: Nunca conheci quem tivesse levado porrada… Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente neste mundo?

Quem nunca colocou o dedo na lente dos óculos que atire a primeira lente de contato. A verdade dói, mas tem que ser enfrentada. Admita! Você também coloca seu dedo na lente de seus óculos.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.