Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A violência retorna ao Butantã

O Brasil tem mais de cem mil mortes violentas todos os anos. Dito isso, e sabendo que mais de sessenta mil são assassinatos, discutir a violência que retorna às ruas do Butantã pode parecer muito pequeno.

Mas não é. Os assaltos a mão armada são frequentes, especialmente nas ruas da região. Pouca gente perde tempo fazendo Boletins de Ocorrência em função de assaltos praticados ao longo das ruas por duplas em motocicletas, que se aproximam das pessoas nas calçadas, o garupa aponta a arma e lá se vai a bolsa, a pasta, o celular, etc.

É verdade que a iluminação não tem ajudado as pessoas de bem. Agora mesmo, a Rua Alvarenga atravessa um longo período de mais de quinze dias de trevas, sem uma única lâmpada acesa entre a Ponte da Cidade Universitária e a Avenida Vital Brasil.

Leia também: A idiotice ao alcance de todos

No escuro das manhãs de inverno é fácil os ladrões agirem. Chegam rapidamente, montados na motocicleta, apontam a arma e, em menos de trinta segundos, vão embora com o resultado do assalto.
Mas não é só na Alvarenga que eles estão fazendo a festa. Outras ruas do bairro servem de palco para a ação dos bandidos. E algumas casas também estão sendo assaltadas.

Quer dizer, o pêndulo está de novo balançando para o lado da insegurança, da volta da violência e das consequências dramáticas que ela tem na vida das pessoas.

Semana passada, mais uma honesta trabalhadora foi assaltada na Rua Alvarenga, às seis horas da manhã, quando chegava no seu emprego.

Leia também: Parabéns para o muro

Encontrei-a pouco depois, ainda tremendo, abalada com o assalto que não levou mais de vinte segundos para começar e acabar.

Como seria bom se dessem um jeito na iluminação e tivesse mais policiamento no local…

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.