Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A boçalização do mundo

É louco, mas ouvir um manifestante parisiense falando contra as doações para a reconstrução de Notre Dame é a mesma coisa que assistir a destruição pelo Estado Islâmico de um templo de 3 mil anos de idade.

Os motivos são tão estúpidos um quanto o outro. E não justificam, nem explicam a posição completamente sem lógica, o argumento tacanho, o fanatismo sem sentido.

anatismo. Essa é a palavra que move parte do mundo nestes anos profundamente modificados pela chegada das redes sociais.

Leia também: Igrejas e catedrais

Nunca o ser humano teve à sua disposição a quantidade e a qualidade de conhecimento oferecido pela Internet. Perto do que temos hoje, a Enciclopédia Britânica, que, aliás, está na rede, é conversa de criança.

E, no entanto, poucas vezes na história da humanidade a sociedade funcionou ética e moralmente tão mal como agora.

A radicalização é recorrente. A extrema direita cresce em cima da hipotética falência dos modelos democráticos de governo e gestão social.

O bom agora é o meu. O dos outros não tem razão nenhuma para existir, exceto eu poder tomar para mim. O centro do mundo é o próprio umbigo e as verdades são as palavras de líderes que pensam igual.

Leia também: O incêndio de Notre-Dame

Ninguém questiona se a informação tem algum sentido. Pouca gente para e pensa na falta de lógica de certas notícias que não podem ser verdadeiras, mas que chegam como se fossem a palavra divina revelada.

Não reconstruir Notre Dame é aceitar a fogueira coletiva queimando Van Gogh, Monet, Raphael, Leonardo, Michelangelo, Bosch e os milhares de artistas que retrataram a sociedade. É negar os pensadores, cientistas, poetas e escritores que interpretaram e deram sentido à sociedade.

A barbárie está crescendo, mas não vai vencer. As pessoas de bem, os que acreditam no bem, na liberdade e na felicidade, não vão permitir.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.