Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Debret e Rugendas revisitados

As gravuras de Debret e Rugendas mostram um Brasil pitoresco, aliás, como eles mesmos chamaram nosso país, ao retratarem a realidade cotidiana da primeira metade do século 19.

São capitães do mato, escravos tigres, escravos na senzala, índios, europeus, a família imperial, padres, cenas do cotidiano, paisagens, etc, num amplo espectro da sociedade e da vida no Rio de Janeiro e no interior do país.

A maioria das gravuras retratando negros e índios os mostram invariavelmente nus, quase nus ou com roupas rasgadas, que era efetivamente como se vestia, no dia a dia, a parte mais pobre da população.

População que, pouca gente sabe, entrou nas preocupações do rei D. João VI, que mandou povoar o litoral brasileiro com sardinhas trazidas de Portugal para garantir nas refeições dos pobres e escravos a dose de proteína indispensável ao corpo humano.

Voltando às gravuras, elas retratam cenas curiosas e não desandam para a miséria extrema, miséria que vemos hoje nas mais variadas ruas da cidade, entre elas, o cartão postal de São Paulo, a mítica Avenida Paulista, sede da grande capital que move a economia nacional.

Hoje, as gravuras de Rugendas e Debret seriam trágicas, porque as pessoas seminuas, que andam de um lado para o outro, dormem embaixo das marquises dos prédios e nas portas das lojas, tomam banho nos laguinhos do MASP, bebem a água que escorre dos canos de edifícios que jogam na rua a água de nascentes em seus terrenos, não são escravos, nem índios – são adictos, viciados em crack e outras drogas que consomem corpos e mentes e, acima de tudo, retiram deles qualquer resquício de dignidade. A pergunta é: como resolver esta tragédia?

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.