Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

São Paulo aos domingos

Aos domingos, São Paulo era uma cidade pacata. Dependendo da região, ficava até com jeito de cidade do interior. O trânsito dava uma folga e as pessoas perdiam a pressa, como se Deus permitisse que descessem da vida para caminhar pelas ruas feito Adão e Eva caminhavam pelas trilhas do paraíso, antes do pecado original.

Mas as coisas mudam, evoluem, para o bem ou para o mal, e de tempos em tempos mudam de cara, como no exemplo dramático dos telefones de manivela substituídos pelos telefones de discos, depois pelos de botão e finalmente pelos celulares, que vão invadindo o espaço dos computadores e tablets sem que ninguém ouse prever o final dessa história.

Os domingos começavam com os sinos das igrejas chamando para a conversa semanal com o Criador. Depois perderam espaço para os alto-falantes dos templos, que urram as ameaças dos infernos para quem não respeitar a ordem bíblica de dar o dízimo aos sacerdotes.

Hoje, as igrejas e templos dividem a preferência dos cidadãos com as ciclovias e ciclofaixas que ligam os vários parques da cidade ou sobem por ladeiras impensáveis e impossíveis para os criadores da bicicleta.

A cidade descobriu que o trânsito pode ficar ruim sete dias por semana. Que não tem mais tempo bom nos domingos. É tudo a mesma coisa, como se São Paulo se divertisse deixando a CET interferir integralmente, 7 dias por semana, na vida e no humor de seus moradores.

Será que a mudança é ruim? Será que ficou pior? Eu não acho. Não vejo assim. O que aconteceu é que os hábitos mudaram. O que valia ontem não vale mais hoje.

Nada que não paute a ordem natural das coisas e a evolução das espécies. Ao ser humano cabe viver o domingo num outro ritmo, diferente dos outros dias da semana, mas com coisas parecidas, como o trânsito ruim.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.