Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quais os limites?

Até que ponto uma organização pode lutar pelo direito de alguém permanecer nas ruas, morando nas ruas, com tudo que isso pode causar para a saúde física e mental do cidadão?

Até que ponto o direito de se autodestruir permite a alguém sujar a cidade, degradar o equipamento urbano, transformar a entrada dos edifícios em quartos e banheiros?

Até que ponto alguém pode querer ou deixar de querer algo que fere frontalmente o direito da maioria também querer o que é melhor para ela?

Até que ponto, em nome do politicamente correto, pode-se infringir a lei ou desrespeitar princípios mínimos de vida em sociedade?

Até que ponto qualquer um pode fazer o que quer? Qual o limite legal da liberdade do indivíduo?

Uma regra clássica da democracia diz que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do próximo.

Outra regra diz que democracia é o respeito à lei. Que, se a lei é ruim, que se mude a lei. Não que se quebre a lei.

Por que um caminhão de entregas pode acender as luzes do pisca-alerta, estacionar onde quer, na hora que quer e calmamente fazer suas entregas, enquanto centenas de pessoas são prejudicadas por ele?

Por que um ônibus pode sair da sua faixa exclusiva, infernizar quem está na faixa de carros e não ser multado, apesar do tumulto que causa?

Por que um político pode exigir um avião da Força Aérea para voar de lá para cá?

Por que alguns podem ter 60 dias de férias remuneradas enquanto outros não têm sequer salário desemprego?

O Brasil não quer mais ser assim. Chega! Pelo povo que trabalha, paga impostos e é feito de bobo, sem ter escola ou saúde pública.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.