Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tem gente que faz

 

Ao contrário do que pode parecer, ainda tem gente que pensa, pondera e faz. Faz sem contar, sem alarde, sem publicar nas redes sociais.

Faz porque sabe que tem que fazer e que, seja lá pela razão que for, o importante é fazer.

Tem os que acreditam que devem uma resposta à sociedade; outros imaginam que, porque tiveram mais do que a média, devem retribuir; e tem os que fazem porque sabem que fazer é criar as chances para uma sociedade melhor e uma vida mais justa.

Leia também: Fazer o bem, sem olhar a quem

Tanto faz a razão, o importante é fazer, porque o certo é fazer. Cada um sabe como ajudar, como contribuir, como dar sua parte. Tem os que dão em dinheiro, os que fazem trabalhos voluntários, os que se especializam em temas com conotação social, os mecenas, os que sobem os morros, os que protegem as matas, os que fazem de forma sustentável.

Tem para todo jeito e todo gosto. E, por incrível que pareça, ainda que de forma organizada seja uma minoria quem faz, que pega na enxada e carrega o piano, a sociedade de forma geral apoia e, dentro das limitações individuais, contribui e paga a conta.

Leia também: Quero apenas o simples

Não são as grandes empresas que são as doadoras regulares da Santa Casa. Mesmo sabendo que o Hospital atende dois milhões de pessoas por ano, e que entre elas estão milhares de parentes de seus funcionários, elas contribuem pouco. Quem organiza ações maravilhosas são os funcionários, que se cotizam e fazem acontecer. Seja a reforma de um andar, de uma enfermaria ou a doação de equipamentos ou cobertores.

Quem doa são pessoas comuns, sem projeção social, viúvas que deixam parte de seu patrimônio em testamento, empresas médias e pequenas e, às vezes, um grande empresário, que pede para ficar anônimo. O importante é que essas pessoas existem, são muitas e fazem sua parte.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.