Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O sonho vira cinzas

 

Escola de samba é paixão, é amor, é entrega, é sacrifício, é a vida em sua plenitude, resumida em algumas horas de desfile, numa única noite mágica, aguardada ao longo do ano.

Os integrantes de uma escola de samba se matam por ela, fazem hora extra para entregar as fantasias, criar os carros, as alegorias, o samba que vai embalar o desfile.

Durante um ano inteiro eles se preparam para o grande momento, dão o sangue trabalhando para colocar a escola no sambódromo, ensaiam a coreografia, o ritmo, a música puxada pelos cantores que têm a missão de manter algumas mil pessoas sambando no mesmo ritmo, ao som da bateria marcando a cadência.

Leia também: Bateria de escola de samba

Os destaques se enfeitam mais que os outros, fazem sua parte, são as estrelas de Hollywood, criam emoção, frisson, surtam, pedem desculpas, ficam exaustos, recomeçam. Faz parte do show.

Como faz parte esconder as fantasias, não contar os detalhes do enredo, criar mistério para abrir a surpresa na hora que a escola entra e começa o desfile.

O ano é longo. As tarefas se multiplicam, a comunidade se entrega de corpo e alma para fazer o melhor possível, ou mais do que o melhor possível.

Leia também: Carnaval

Aí, de repente, sem aviso, sem ninguém esperar, uma faísca coloca tudo a perder. O galpão onde a escola está sendo montada pega fogo. As chamas rapidamente consomem o material inflamável, o calor faz o telhado desabar e o que o fogo não queima, a queda da cobertura acaba de destruir.

O sambista chora, enxuga a lágrima, é preciso recomeçar. Não tem dinheiro, não tem tempo, mas a escola tem que desfilar. A comunidade se une mais, toma fôlego e toca em frente. A escola tem que desfilar!

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.