Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A estupidez das guerras – 2

Não há guerra bonita. Não há guerra limpa. Não há muito heroísmo. Há a correria para fugir das bombas, se esconder dos tiros, não morrer e, se possível, ser ferido de leve e cair fora do inferno.

As guerras que sacudiram o mundo acabaram trazendo benefícios importantes para a humanidade. Mas se alguém perguntar aos que participaram delas se valeu a pena, 9 em cada 10 dirão que não.

Guerra é a estupidez levada ao último grau. O duro é que há horas em que não tem jeito, o jeito é tocar em frente, aceitar a guerra e tentar sair do enrosco da melhor forma possível.

Uma guerra, todo mundo sabe como começa, mas como acaba é outra história. O que acontece entre o começo e o fim é apavorante. Deixa sequelas maiores ou menores, atinge a coletividade, machuca os soldados, marca indelevelmente os civis atingidos por ela.

Pra quem acha que o Brasil não é um bom lugar para se buscar os exemplos, que tal saber que no final da Guerra do Paraguai a maioria dos homens adultos do país de Solano Lopez estavam mortos?

E tem também exemplo interno. Que o digam os milhares de mortos nas mais diversas partes do país, durante o governo Floriano Peixoto. Que o digam as vítimas de um alucinado mental chamado Moreira César, tido como herói nacional durante alguns anos.

Que o digam os moradores de Canudos, onde o famigerado Moreira César perdeu a vida, morto pelos jagunços de Antonio Conselheiro.

Que o digam os milhares de moradores do arraial visto como um perigo pela república recém-proclamada, parte composta por mulheres e velhos, degolada atrás do rancho do acampamento governista.

Não há guerra bonita fora dos filmes e dos quadros. Aqui ou em qualquer parte do planeta.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.