Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Viver bem é a melhor vingança

Muitos anos atrás, quando aprendi a gostar da música de Leonard Cohen e Procol Harum, na porta da casa do jornalista Thomaz Souto Correa tinha uma placa com a frase: “Viver bem é a melhor vingança”.

Na época eu só queria viver bem e não sabia o que era vingança. As coisas se resolviam no máximo num bate-boca mais acalorado, ou numa pancadaria mais ou menos leve, na qual os seguranças entravam para separar e proteger o local, mas não para bater. Os homens-montanha eram amigos dos clientes e era comum até levarem para casa alguém sem condições de ir sozinho.

Com o tempo, a ideia de vingança entrou na vida e aí eu descobri que a placa do Thomaz Souto Correa estava absolutamente certa. A melhor vingança é viver bem.

E fica melhor ainda se, além de viver bem, você esquecer. Esquecer completamente esquecido, jogado pra lá do fundo da memória, como uma traça ou um percevejo seco, perdido no fundo de um baú, escondido no sótão das recordações para não serem lembradas.

Chora mais quem pode menos. Inveja, ciúme, raiva, ódio, violência, são lados diferentes da mesma moeda que rói a alma de tanta gente que, por uma razão ou outra, quer que você se dê mal.

Deixa roer. Deixa o ódio, a raiva impotente, a inveja e o ciúme infernizarem a vida dessa pessoa.

Toque em frente, seja você e seja feliz. Não há vingança melhor do que viver bem.

Pra quê perder tempo com quem não merece? Esqueça. Faça da sua vida a sua vida. Viva, ria, chore, ganhe ou perca. Mas, acima de tudo, seja você. E aproveite. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Deus não gosta de quem não monta em cavalo arreado.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.