Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A corrupção me incomoda

A corrupção te incomoda? A corrupção me incomoda. Me incomoda profundamente. Me incomoda no mais fundo da alma, me deixa com raiva, me deixa com vergonha, me deixa indignado.

Não é verdade que existem corrupções diferentes e que uma faz mal, mas outra não.

Toda corrupção é ruim porque quebra os padrões morais indispensáveis para uma sociedade funcionar bem. Quebra a regra do jogo, favorece o bandido, o lado feio, o crime.

Corrupção é crime. E deveria ser punida com o rigor aplicado nas penas para assassinato por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.

É isso que a corrupção faz. Ela assassina centenas de crianças que, por conta do desvio do dinheiro, ficam sem atendimento à saúde, sem saneamento básico, sem comida, sem escola, sem amparo.

Da mesma forma que condena milhares de mulheres a serem mães sem qualquer tipo de apoio. Sem acompanhamento da gravidez, sem pré-natal.

E condena milhares de jovens a realizarem abortos clandestinos porque o desvio de dinheiro impede que suas famílias recebam o apoio social indispensável para que elas saibam o que estão fazendo e a forma correta de fazer, se for para fazer.

A corrupção condena o pobre a ficar mais pobre, o miserável a não sair da miséria e todos a não contar com segurança pública, além dos outros serviços para os quais pagamos uma fortuna em impostos. Corrupção é crime hediondo. Ela alimenta o lado horrível da sociedade, condena inocentes a pagarem com a própria vida a festa dos corruptos.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.