Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O clima muda e a caravana passa

Não há o que fazer. O clima está mudando. Só não vê quem não quer, ou não sente porque não sai de casa.

É duro, mas é assim. E não importa se temos ou não temos algo a ver com isso. A mudança está aí, independentemente do que achamos e muito menos do que queremos.

Aliás, se o ser humano tem algo a ver com ela, nem por isso é um movimento menos natural. Somos parte da natureza e nossa missão nesta terra é tocar em frente, seguindo nosso destino de parte atuante na imensa comédia do movimento do universo.

Da mesma forma que os vírus atacam o sistema imunológico de uma pessoa, nosso papel na ordem natural é preencher nosso cartão de ser humano, com os prós e os contras que nossas ações possam ter.

É sempre bom lembrar que ainda temos bombas nucleares mais que suficientes para rachar o planeta ou pelo menos extinguir qualquer forma de vida na sua superfície.

Então, se as mudanças estão aí, vieram para ficar, da mesma forma que 20 mil anos atrás a era do gelo fez que um frio absurdo tomasse de assalto boa parte do planeta.

A lei da evolução das espécies é clara: vence o que se adapta melhor. Não o mais forte, nem o mais resistente, nem o mais antigo, mas o que se adapta melhor às mudanças, na velocidade que elas ocorrem, e quando elas ocorrem.

Se chove ou se faz sol, se o mar vai virar sertão e se o sertão vai virar mar, são detalhes que nos obrigam a mudar, e assim nos adaptarmos aos novos tempos, No mais, quem tiver juízo que compre galochas, porque pelo que já choveu, ainda tem muita água pela frente.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.