Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um José qualquer

José poderia ser Pedro, Paulo, Luiz, Antonio, Simão. Poderia ser apenas José, não faz diferença, porque José é mais um morador da cidade de São Paulo.

Mais um sádico/masoquista inveterado, apaixonado pela metrópole e que odeia muito do que tem por aqui.

Tanto faz, José vive, respira, acorda e adormece São Paulo.

Sua vida em outra parte não teria sentido. Nem ele iria querer. José é parte de São Paulo. Uma das engrenagens mínimas que somadas fazem o trânsito não andar, o céu ser cinza, o céu ser azul, e as ruas ficarem entupidas de gente, dia e noite.

José, João, Luiz, Antonio, Washington, Wanderlei, Rochester, Mariazinha, Cláudia, Xica, Christina, Marina, Simone, não importa o nome, todos somados são milhões de pessoas vivendo num espaço urbano enorme, num país maior ainda.

É gente nascida aqui e vinda de todas as partes. De aquém e além mar. Do interior, de outras capitais, do lado de lá da lua cheia.

Todos vivendo e morrendo aqui. Com ódio no coração, mas sem querer ir embora. Criando família.

São Paulo hipnotiza, atrai feito imã, corrompe, faz esquecer as lembranças, deixar pra trás o passado, querer o amanhã com a sede do náufrago cercado de mar.

José corre. José para. Outro José passa ao seu lado. Ele abaixa os olhos, depois olha, mas quando o xará já passou.

O medo é parte da vida. A violência corre solta em todas as quebradas, e fora delas. Mas tocamos em frente, de cabeça erguida, contentes de vivermos aqui.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.