Ponto de vista

Tem gente boa e gente não tão boa. De alguma forma, para alguém, todos nós somos mais ou menos, bons. Não adianta tentar entender os por quês de ser assim. É e basta. As razões que nos levam a gostar ou desgostar estão além da nossa compreensão, perdidas em algum lugar no fundo do universo, dando risada com as sombras dos dinossauros que imigraram a milhões de anos.

Até o assassino mais brutal, a bandido mais cruel tem alguém que gosta dele. E não precisa ser necessariamente, a mãe.

Durante muitos anos achei que Solano Lopez, o ditador paraguaio que invadiu o Brasil dando origem à guerra do Paraguai, era um bandido sanguinário. Aí eu fui ao Paraguai e descobri que lá ele é um herói.

Coisas de ponto de vista. E existe sempre mais que um. Tem quem goste, tem quem não goste e tem, também, quem goste, mas de outra maneira, ou vice-versa.

Vai daí que a cidade tem coisas que eu gosto e outras que eu não gosto, mas que não precisam ser as que você gosta, ou as que você não gosta.

É o caso do Pórtico heroico do largo do Patriarca. Eu o acho muito feio. E tenho a impressão de que José Bonifácio concorda comigo, tanto que está de costas para ele.

Mas deve ter quem goste. Se não, já teriam demolido o dito cujo.
A comparação vale também para dezenas de outras construções que enfeiam ou embelezam São Paulo.

Por exemplo, acho a igreja de São Domingos muito feia. E acho a Ordem Terceira de São Francisco muito bonita. Com certeza tem quem ache exatamente o contrário. E graças a Deus é assim.