Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Anna Maria Martins

 

No dia 9 de março, Anna Maria Martins recebeu a Medalha Ana Terra, numa homenagem ao dia da mulher. O que muita gente não sabe é que a homenagem a Anna Maria Martins vai muito além dela ser mulher. Ela é uma guerreira, uma vitoriosa na vida e, acima de tudo, uma mulher maravilhosa, sob qualquer ângulo em que a analisem.

Do alto de suas nove décadas e meia, Anna Maria olha o mundo com a calma, a ponderação e a compaixão de quem viveu e provou do bom e do ruim, do fácil e do difícil. Por isso sabe que a melhor forma de dar errado é brigar com a vida a ferro e fogo.

Leia também: CRÔNICA 7000

Anna Maria é doce e tem o olhar doce, olhos amigos, que entendem você, mesmo sem você ter certeza do que está lhe acontecendo. Ela estende as mãos para todos, sem distinção, e suas mãos carregam a ternura que ela faz questão de dividir, nascida em seu coração, que bate hoje com a mesma força e o calor de quando era jovem.

Anna Maria Martins conheceu e foi amiga de um número grande de intelectuais importantes que, de certa forma, ajudaram a construir o Brasil.

Ela é a representante oficial da Academia Paulista de Letras na imensa maioria dos eventos públicos em que a Academia deve participar.

Contista de talento, Anna Maria, além de dominar o português, é tradutora de nomeada. É essa bagagem que lhe dá condições de ser uma das mais competentes – e por isso requisitadas – juradas de prêmios literários de São Paulo.

Leia também: 110 anos da Academia Paulista de Letras

E ela não recusa trabalho. Se entrega à tarefa de escolher os melhores com a mesma vontade que tinha quando era moça. O tempo não passou para Anna Maria Martins e isso faz dela uma mulher moderna, atual, bem informada, com posições definidas e uma postura clara diante da vida.

A Academia Paulista de Letras é privilegiada em tê-la entre seus pares e nós, acadêmicos, somos abençoados por convivermos com ela.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.