Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Peabiru

Depois de elevar o Porto dos Escravos a Vila de São Vicente, Martim Afonso de Souza, guiado por João Ramalho, que já habitava no planalto, decidiu subir a Serra de Paranapiacaba e conhecer o que havia do outro lado.

Seguiram pelo Peabiru. O antigo caminho que acabava na vila de São Vicente, descendo pela serra íngreme talhado no solo com uma técnica e conhecimentos de engenharia que os índios não possuíam.

O Peabiru não era uma trilha como as normalmente feitas pelos tupis. Muito mais sofisticado, tinha proteção contra a erosão e era coberto por uma grama especial, que crescia até uma determinada altura.

Parte secundária da intrincada rede de estradas abertas pelos Incas, o Peabiru entrava pelo Brasil, vindo do Paraguai, onde se juntava a estada Real que levava a Cuzco, no Peru.

Por alguma razão, os Incas não avançaram em direção ao Atlântico. Mas o caminho aberto por eles permaneceu, servindo depois de rota de entrada e conquista do continente para os europeus.

Com a forma de uma espinha de peixe, o Peabiru cruzava o interior do Brasil e se abria em quatro rotas principais, que terminavam em Santa Catarina, Cananéia, São Vicente e Bahia. Delas saiam caminhos menores, também em forma de espinha de peixe, que se espalhavam pela terra, formando uma intrincada rede de comunicação.

Era através dele que João Ramalho e seus companheiros, em parceria com os índios de Tibiriçá, traziam índios aprisionados para serem vendidos para os navios.

Preocupado com a segurança da jovem vila, Martim Afonso subiu a serra para estudar a melhor forma de fazer a defesa de sua retaguarda.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.