Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Viciado em celular

Tem gente viciada em cigarro. Morrem aos milhares, mas continuam fumando. Outros, perdem no jogo. Dizia meu pai que não há fortuna que resista a uma amante argentina ou a cavalo de corrida. A ideia é completada pelo Seu Luiz, o filósofo do Largo do Arouche: cavalo de corrida come grama, ração, casa, negócio, mulher.

Tem quem bebe. Fica inconveniente. Dá baixaria. Precisa ir ao pronto socorro tomar injeção de glicose.

E os drogados em cocaína, craque e outras drogas pesadas. Estes merecem toda a atenção porque as drogas são epidemia que mata o consumidor e o traficante. Mata a polícia, o intermediário, o bandido da gangue rival.

Existe uma infinidade de vícios, uns mais, outros menos nocivos. De quem come chocolate a quem só sossega elevando a adrenalina, tem para todos os gostos.

O que não dava para imaginar é que alguém fosse viciar em telefone celular. E o vício está aí, na cara de todo mundo, o dia inteiro, em todas as situações, boa parte delas, de uma falta de educação única, como quando o telefone toca num concerto ou numa palestra.

Mas a marca registrada, o momento em que a intensidade do vício se mostra é nos pousos e decolagens de aviões.

Tanto faz se a aeromoça pede a todos os passageiros que desliguem seus celulares. Tem sempre um que engana a tripulação. Quando o avião já está taxiando, ele esconde o celular debaixo de um livro, no bolso, mas não desliga.

Mas impressionante mesmo é no pouso. Mal as rodas tocam o solo, dezenas de celulares são ligados, mesmo não tendo o que fazer enquanto não desembarcar.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.