Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Presente

Quero te dar o zumbido que corta o silêncio da noite denso como uma faca pouco afiada. O ruído dos motores, intenso, incessante, noite a fora. Vigília para os que dormem mal, servindo de fundo para uma história de amor, bela como a madrugada chegando mansa, saída de trás das nuvens que se confundem com a poluição.

Quero te dar esse ruído amplificando as batidas do meu coração. Da minha alma e da minha imaginação, permanentemente pensando em você. Vendo você. Sentindo você vibrar, lentamente, brisa passando pelas folhas das palmeiras.

Quero te dar os cheiros da cidade grande. Mistura explosiva de combustível mal queimado, gente, terra molhada, tinta, lixo e água, misturados ao longo das avenidas, bons e ruins, como a vida e suas pegadas.

Quero te dar o movimento das luzes varando as avenidas. Cobras gigantescas armando bote atrás de bote, tentando parar o carro da frente.

Quero te dar a enorme poesia dos vasos de violetas, arrumados lado a lado com as orgulhosas orquídeas, esperando nas prateleiras encostadas no muro do cemitério.

Quero te dar a calma imensa dos cemitérios. A paz refletida debaixo da terra, nos túmulos enfileirados pelas alamedas, às vezes sombreados por árvores maravilhosas, que ficam ainda mais belas no instante mágico de suas floradas.

Quero te dar o horizonte de arranha-céus. A linha desigual dos altos edifícios erguidos sem ordem, nem plano.

Quero te dar os sonhos das pessoas e suas esperanças e ilusões. Quero te dar, enfim, a vida da cidade grande como prova do meu amor.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.