Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Contrastes

São Paulo é uma cidade fascinante. Não porque a miséria e a opulência convivam muro a muro, mas, também, porque a miséria e a opulência convivem muito próximas, como se fossem o que efetivamente são: os dois lados da mesma vida.

São Paulo é fascinante pelo simples fato de existir. Um mundo se espalhando como um enorme polvo devorando as encostas das montanhas, as campinas e as várzeas por onde escorrem rios que correm ao contrário.

Neste espaço curto para tanta gente, mais de um Portugal se espreme entre paredes, na maioria, cinzas e sujas, cortadas por ar um cinza e sujo, poluído pela fumaça cinza e suja de uma mancha composta por carros de todas as cores, mas quase sempre sujos pela sujeira que é parte da paisagem e que se recusa a fica de fora.

O curioso é que no meio deste deserto de vidas que se cruzam mas não se conhecem, a vida segue seus rumos imprevisíveis e se impõe numa pequena planta nascida num vão de calçada, ou na florada histérica de uma paineira mostrando ao mundo que os espinhos de seu tronco não são mau humor, nem ojeriza dos homens, mas apenas um capricho da natureza.

São Paulo é todas as possibilidades resumidas num único volume de guia de viagem. Não cabe, por isso fica incompleto, feito a foto em que alguém corta o pé da modelo, para deixar um pedaço de céu aparecer.

Faz parte do quadro. Faz parte da onda contínua que se sucede numa eterna correria sem sentido, atrás de tantos Eldorados arrancados dos sonhos que até os sonhos deixam de ter sentido.

São Paulo é um mundo onde os contrastes se irmanam pra fazer a cidade grande.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.