Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Minha ternura

Minha ternura para os passarinhos que morrem de frio nas noites de inverno. Para as flores dos hibiscos da USP que caem e ficam na calçada, sendo pisadas, até desaparecerem.

Minha ternura para o capim amarelado por causa do frio, da falta de chuva e porque é assim mesmo que as coisas são.

Minha ternura para o ônibus soltando fumaça preta, com o motor desregulado, apanhando para subir a ladeira íngreme e de asfalto mal conservado. Mas minha ternura também para o micro-ônibus clandestino que só circula nas ruas de terra dos bairros de periferia.

E mais ternura ainda para a carroça puxada por um cavalo velho que apanha como se tivesse culpa de ser velho e por isso não ter mais forças para puxar sua carroça.

Minha ternura para o menino que vai no banco velho da carroça, ao lado do homem que espanca o cavalo como se suas chicotadas arrancassem alguma força extra das patas cansadas.

E minha ternura para o homem que espanca o cavalo porque não sabe fazer outra coisa, nem teve outra chance, e não tem dinheiro para comprar um cavalo novo, ou um carro velho, para substituir o animal acabado.

Minha ternura para a árvore condenada. Para a calçada quebrada. Para o irresponsável que não sabe o que faz, e limpa a calçada com um esguicho em vez usar uma vassoura.

Minha ternura para a falta de ternura nos olhos duros de certas pessoas. E minha ternura para os olhos com medo de outras.

Tudo merece ternura, até o que parece feio e mau e que, às vezes, atinge a vida da gente. Por isso minha ternura por nós.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.