Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O aniversário do meu pai

 

Dia 24 de outubro passado foi aniversário do meu querido amigo José Carlos Paes de Barros, o PB, com certeza dos homens sólidos do Brasil.

O PB, pela nossa longa amizade, que volta no tempo para a época em que eu estudava no Dante Alighieri e era amigo do seu primo Edgardo – para os de casa, Gazu – merece meus mais sinceros parabéns. Que a vida lhe corra amiga, feliz, com sorte e saúde, fartura e prosperidade.

Leia também: Aniversário de minha Mãe

Mas dia 24 de outubro também é a data de aniversário de meu pai. Se Dr. Jorge estivesse vivo, estaria completando noventa e nove anos. E é isto que me dá a certeza de que não sou mais, pelo menos por fora, tão menino. Quando seu pai completa noventa e nove anos, quer dizer que você, dentro do ciclo normal da vida das gerações, já andou bastante. E, se não chegou lá, está na bica de completar a primeira metade da jornada.

Dr. Jorge morreu faz algum tempo, no dia 3 de abril de 2006. Cada vez que penso nele e na vida que teve, me convenço mais que, se alguém viveu como quis e fez o que teve vontade, foi ele.

Caçador e pescador na juventude, com o passar dos anos, Dr. Jorge escolheu a pesca e pescou com competência em água salgada e em água doce, ao longo da vida. Teve barco no Guarujá, casa em Cananeia, navegou o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, além de andar pelos rios paulistas, Pantanal e Amazônia com a tranquilidade de quem sabe o que faz.

Meu pai foi mais do que um pai, foi meu grande amigo. Durante todos os anos de nossa convivência, ela foi leal, próxima e quente. Conversávamos sobre tudo e não tínhamos segredos.

Leia também: O aniversário de D. Fernando

Entre secos e molhados, tenho certeza que ele fez o melhor que pode sua parte nesta vida. Foi casado com minha mãe por 57 anos e minhas irmãs, Tiche e Leninha, e minhas filhas, Marina e Xica, falam dele com carinho. Papai, que a eternidade lhe seja leve e Deus, seu bom amigo.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.