Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doar sangue é dever de todos

Num mundo cada vez mais sombrio e num país como o Brasil, onde as coisas ficam cada vez mais negras, viver está muito complicado.

Riobaldo Tatarana já dizia em Grande Sertão: Veredas: “Viver é muito perigoso”. Num tempo de ataque de bandidos contra o estado, viver está, com certeza, muito mais perigoso e eu não sei como o velho jagunço reagiria ao dia a dia paulistano.

Não seria fácil para ele entender que o estado e a polícia estão encurralados e que os bandidos formaram uma imensa organização que troca figurinhas aqui e no exterior.

Também não seria fácil entender os rumos das grandes cidades, nem a violência gratuita que cresce nelas como erva daninha em gramado mal tratado.

É por isso que os pequenos gestos, as pequenas ações adquirem um significado muito importante. Nessa hora de aperto no coração, de falta de certeza, de insegurança sobre o futuro, mas principalmente sobre o presente, são elas que servem para balizar o destino e os atos de cada um de nós, revoltados com o que vamos vendo.

Entre os pequenos atos que só dependem da nossa vontade, um aparece luminosos, pelo significado imediato e pela utilidade prática. Doar sangue.

Doar sangue é dever de todos que podem fazê-lo. É ato de solidariedade, de afirmação, de luta.

Sim de luta. Luta contra o egoísmo, contra a passividade ante a violência correndo solta. Luta pela vida e pela esperança de vida para milhares de pessoas que necessitam o seu sangue.

Luta para viver de cabeça erguida. E não ter vergonha.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.