Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Natal

Todo ano, há mais de dois mil anos, uma noite especial de dezembro assiste uma estrela que cortar o céu, trazendo paz aos homens. Seu brilho é tão forte que na primeira guerra mundial, num determinado natal os soldados alemães e franceses vendo a estrela no céu, confraternizaram, saindo de suas trincheiras para se encontrarem no meio da terra de ninguém, aonde jogaram futebol, beberam e trocaram presentes.

Mágica ou milagre, tanto faz. A força desta época do ano é tão poderosa que em todas as partes do mundo as pessoas de bem se reúnem para dividir o alimento e trocar presentes.

Comemoração do solstício, a origem da festa é anterior aos dois mil anos de agora, mas é simbólica no que traz de bom e de belo.

Sua mensagem de paz e de esperança faz presente a esperança de um futuro com prosperidade e a interação entre as nações e as pessoas.

E faz mais próximo o sentimento do próximo, expresso na mão estendida, no sorriso estampado na face, no olhar terno e nas palavras de carinho e compaixão.

Natal é encantamento. Festa de encontro e descoberta. Momento de pensar na vida e como fazer para fazê-la mais feliz.

É hora de pensar no próximo e que o próximo está mais perto do que parece.

A estrela brilha dentro de nós e aumenta a capacidade de amar e de entrega, como se a caridade fosse a liga que une todos os seres humanos em volta de uma mesa, na qual, trinta e três anos depois, a criança que nasce nesta noite pegará o pão, o partirá com as próprias mãos e o dará aos discípulos dizendo: Este é meu corpo que eu entrego em sacrifício. Tomai e comei, em minha memória.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.