Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pela rua

 

Ela seguia alegre, fazendo festa para ela mesma, brincando com uma sacola de feira, com os pacotes saindo por cima. Era de manhã cedo. Um friozinho passava na brisa que corria pelo vale do rio.

A vida dela era dela e não interessava a ninguém, nem ela estava preocupada. Queria andar pela rua, feliz, brincando com a sacola, cumprimentando os guardas das ruas sentados do lado de fora das guaritas.

Leia também: As ruas dos jardins

Quando chegou perto da grade da Casa do Bandeirante, gritou um nome e uma mulher saiu da casa no fundo da praça e foi conversar com ela.

Se encostou na grade, colocou a sacola no chão e ficou conversando com a amiga, gesticulando em movimentos largos, como se quisesse abraçar o mundo.
Suas roupas simples eram coloridas e a saia meio rodada chegava na altura da canela. Tinha um chale ou um lenço no pescoço, que escondia um pouco sua cara, mas não escondia o sorriso largo que iluminava seu rosto enquanto conversava com a amiga.

Passei por ela na ida e na volta da minha caminhada. Dei bom dia e ela respondeu simpática, com um bom dia comprido, como se saísse de dentro de seu coração, como se ela realmente me desejasse um dia bom.

É comum encontrá-la pelas ruas do bairro. Não sei onde mora. Pode ser que seja no fundo da casa de sua amiga, dentro do parque da Casa do Bandeirante, pode ser que seja em qualquer outro lugar.

Leia também: As ruas e as homenagens

As primeiras vezes que cruzei com ela pensei que morasse na rua, mas depois, vendo-a sempre arrumada, com os cabelos penteados e a roupa limpa, concluí que não, que ela deve ter um canto dela, quem sabe numa casa do bairro, quem sabe em outro lugar próximo.

É bom cruzar com ela andando pelas ruas. Seu jeito alegre, espontâneo e descontraído, seu sorriso e seu bom dia alegram a manhã.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.