Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As floradas do verão

O verão é o momento em que as plantas começam a se armar para a competição desenfreada que se estende ao longo do ano, com cada uma com seu tipo, concorrendo com as outras, para ver quem é que enfeita mais a cidade.

É nessa época que as primeiras quaresmeiras, apressadas, e antes do tempo, mostram sua roupa de festa, roxa ou rosa, às vezes branca, para dar uma noção do que será a florada inteira, com toda a família somando forças para, sendo a primeira grande explosão, explodir de jeito a deixar as outras árvores com medo de dar vexame, quando chegar a sua vez.

É nessa época que os últimos flamboyants  – que adoraram florir e mostrar seu vermelho intenso durante o mês de dezembro – perdem suas flores, ainda que mantendo o verde forte de suas folhas.

É agora também que as espatódias – que quando eu era criança se chamavam mija-mijas – se cobrem com seu vermelho mais suave, caindo para o laranja, para aumentar o contraste com o verde escuro de suas folhas intensas.

Para não falar nas flores que brotam dos canteiros mal cuidados das praças da cidade. Flores que vingam de teimosas, primas dos brasileiros, que vão em frente porque “o jeito é ir em frente que atrás vem gente”, e não há mais nada pra se fazer, senão insistir na marcha.

Flores que podem ser roxas, rosas, brancas, amarelas, com nomes mais ou menos fáceis, e alguns impronunciáveis, porque lembram mais um palavrão que o nome duma flor.

São Paulo no verão é uma cidade mais amiga, mais calma, mais alegre. E nesse pique tem muito da ajuda das plantas.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.