Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O pórtico e o patriarca

Cada vez que eu vejo o pórtico da praça do Patriarca eu entendo José Bonifácio, ficar de costas para ele.

Poucas obras são mais sem proporção, fora de lugar e feias do que o desgraçado do pórtico que, além de tudo, tapa ou apaga uma série de prédios interessantes espalhados ao longo da praça.

Eu não sei o que ele representa. Se é um guarda-chuva gigante, com desenho fora de moda, para proteger quem entra nas escadarias da Galeria Prestes Maia, ou se tem alguma outra mensagem subjacente envolvida.

Vendo o monstrengo branco, meio sujo, fazendo um arco sem qualquer proporção com as dimensões da praça, sustentado por braços retos com cara de robô futurista de filme dos anos 50, fico estupefato da prefeitura ter contratado a obra, e, depois de vê-la, ter tido a coragem de permitir que fosse instalada.

Mesmo sendo no centro velho, área deteriorada e que boa parte da população não sabe mais onde fica, ainda assim é uma agressão desnecessária à cidade e, o que muito grave, bem do lado da sede da prefeitura.

Imagine uma alta autoridade francesa chegando e comparando aquilo com o Arco do Triunfo. Imagine um inglês comparando o monstro a Trafalgar Square.  Ou um alemão imaginando o Portão de Brandemburgo.

Dá pena. E dá, também, ainda que sem ser culpa nossa, uma vergonha imensa pela falta de critério com que muitas vezes administram esta cidade e gastam nosso dinheiro.

É por isso que eu apoio integralmente o protesto do Patriarca  pelo que fizeram com sua praça. É isso aí, Bonifácio, continue de costas!

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.