Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os dois lados do rio

Todo rio tem duas margens. Elas não precisam ser iguais, mas cada uma baliza um lado, criando desenho próprio, a jusante ou a montante, tanto faz se você olha daqui ou olha de lá.

Às vezes as margens são parecidas, outras não. Uma pode ter mata fechada enquanto a outra é pasto ou lavoura. E vice-versa. Não tem porque o lado de cá ser privilegiado. Cada lado é um lado. As diferenças maiores aconteciam na época das estradas boiadeiras. Às vezes o lado de cá era mais fértil por isso tinha mais fazendas que o lado de lá.

Hoje não é mais assim. Cada margem tem seus rituais, mas normalmente nas margens dos rios ocupadas há muitos anos, os dois lados botam banca, ainda que um com lavoura e ou outro com gado.

Tem rio de todo o tamanho. Um riachinho de nada pode fazer a diferença que um rio enorme, largo de não se ver a outra margem, não faz.

Os rios muito largos servem de fronteira entre estados, fazendas e freguesias, entre as gentes da região. São o ponto final da jornada, o marco que consagra antigas divisas de capitanias e sesmarias.

Os riachos de meio metro separam as terras, mas não afastam as pessoas, nem as rixas, nem as disputas. Tem quem ache que não tem mais rolo de terra Brasil a fora. Ledo engano! O pau come solto de sul a norte, com ênfase onde menos se espera.

Alguns rios são sinuosos, outros correm planos e retos pelas campinas. Quando chove, os rios sinuosos enchem porque a água não tem como fugir. E os paus descem rolando na correnteza e encalham nas tranqueiras das margens, onde rodopiam, rodopiam até se soltarem e seguirem rio abaixo, até ficarem presos em outra tanqueira ou outro poço, onde pegam fôlego para seguir viagem.

Os rios são como a vida, nunca voltam, nem sentem saudades.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.