Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As orquídeas no verão

As orquídeas são flores terríveis, orgulhosas e convencidas, cientes de sua beleza, o que as faz mais cruéis que a média das flores, ainda que sendo falsas parasitas porque não matam o pau onde escoram.

As orquídeas são capazes de coisas dramáticas, de gestos impensados, que as colocam nos lugares e situações mais improváveis dentro da natureza.

Mas, domesticadas, elas são flores únicas, que nos meses de verão atingem o momento máximo, com uma só planta dando várias flores que estão entre as mais bonitas que existem.

Pode ser em cachos, pode ser uma ao lado da outra, ou uma única em todo o vaso, as flores das orquídeas do verão ultrapassam o conceito de beleza para se transformarem na própria beleza, inundando o mundo com a perfeição de suas floradas.

E elas sabem que são imbatíveis, por isso são, também, irascíveis, convencidas e maldosas.

As orquídeas nasceram para ser belas e abusam deste dom, fazendo com as plantas em volta se sintam diminuídas, quase feias e sempre humilhadas quando postas ao lado delas e do esplendor que a natureza lhes deu.

Entre as orquídeas de verão, no muro da minha casa tem uma orquídea branca que gosta de ser mais que todas as outras juntas.

Por isso ela se esmera em dar várias flores ao mesmo tempo, o que já não é normal entre elas. É uma planta com mania de grandeza e ela faz questão de levar sua mania até o último grau de sofisticação, emprestando seu branco manchado de roxo pelo lado de dentro para o muro brincar de colorir a hera, dando ao jardim uma graça que normalmente ela não tem.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.