Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carnaval mais esquisito

 

É carnaval. Mas cadê os blocos, cadê as escolas de samba, a festa correndo solta, regada a alegria, pinga, cerveja e o mais que descer pela garganta ou poluir os pulmões?

Cadê a festa comendo solta desde sexta-feira passada? Cadê a multidão nas ruas de Salvador? Nas avenidas do Rio? Em São Paulo, com o tradicional mais de um milhão de pessoas atrás dos trios elétricos?

Leia também: É carnaval

Carnaval estranho, sem feriado, sem gente solta, gente cantando, pulando, dançando e namorando nas ruas deste imenso Brasil.

Quarta-feira de cinzas é depois de amanhã, mas a festa está com jeito de quarta-feira de cinzas hoje, de que já acabou, que o ano que vem já começou e é hora de “trampar”, dar duro atrás do pão nosso de cada dia.

Não tem serpentina, confete, corpos suados. Não tem nada que lembre os quatro dias de Momo, nem que alegre os olhos nos passos milagrosos das passistas de biquini, com o corpo escultural balançando no ritmo do samba, marcado pelos surdos dando o passo.

Pode mais quem chora menos. Este ano não tem carnaval, não tem alegria, não tem festa, nem povo nas ruas. Não tem brincadeira, não tem confusão, não tem olhos se encontrando, nem beijos, nem abraços.

Tem as ruas vazias, porque o feriado, que não é feriado, este ano é um dia normal.

Leia também: Depois do carnaval

Decreto das autoridades, Brasil a fora, tentando segurar o vírus, que é quem samba pelas ruas, contaminando e matando mais de mil pessoas todos os dias.

A festa não é nossa, é da pandemia, do coronavírus e da Covid19 comendo solta país a fora, numa festa macabra, onde a música é o som das sirenes, o gemido dos doentes e o choro dos parentes. O carnaval de 2021 não será esquecido, mas ninguém gostará de lembrá-lo.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.