Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Chuva

Às vezes eu me pergunto se a chuva é só um fenômeno natural ou se é o resultado dos anjos chorando. A segunda versão é mais bonita e teria um toque de poesia daqueles que fazem a mulher amada sorrir.

Como quando a gente vê a lua cheia no céu e diz pra ela que a lua é nosso presente, para fazer mais belo seu mundo, pelo amor que existe nela e por tudo de bom que a mulher amada representa.

Imagine os anjos vendo a vida na terra alcançar os graus de barbaridade que vão sendo diariamente ultrapassados, como se fosse normal a violência crescer nos níveis que vai atingindo.

Depois, imagine os anjos com pena de todas as pessoas que eles sabem que morrerão sem precisarem morrer, porque alguém decidiu, sabe lá porque razão, que era hora de matar.

Imagine os anjos assistindo o filme de terror que é a realidade brutal das pessoas sendo mortas das mais diversas formas, em nome de coisa nenhuma, quando há, ainda que vagamente, uma razão.

Imagine os anjos olhando pra Deus com cara de quem espera um milagre que o todo poderoso sabe que não pode realizar, porque seria ir contra sua obra e negar o lado feio que todo ser humano tem e que nos faz diferentes dele, em forma e dimensão.

Tente ver os anjos desesperados e impotentes, olhando do alto do céu as misérias que se multiplicam neste planeta abençoado onde a vida se fez, mas como que tendo por missão tirar outra vida, pelo prazer de matar.

É neste contexto que a chuva é o choro dos anjos. As lágrimas de milhões deles, cada um encarregado de um pedaço da terra, caindo sem vergonha de caírem porque o que eles vêm é triste…e feio.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.